Ciclo de cinema discute a Cultura Árabe

Editoria: Vininha F. Carvalho 27/06/2005

O Instituto da Cultura Árabe, entidade autônoma e laica, que congrega intelectuais e profissionais da sociedade brasileira, promove entre os dias 24 de junho e 3 de julho um ciclo de filmes e documentários sobre aspectos culturais e políticos do Oriente Médio que serão seguidos por debates.

O evento foi dividido em dois módulos: documentários e seus debatedores (24 a 26 de junho) e filmes sobre o mundo árabe e seus debatedores (01 a 03 de julho)

Veja a programação abaixo.

1) DOCUMENTÁRIOS

a) Dia 24 de Junho, às 20h

Selves and Others: A Portrait of Edward Said
(França, 2003. Direção: Emmanuel Hamon)

Debate: Após o filme haverá um debate com Paulo Farah, professor de árabe da USP, e pelo sociólogo e professor da USP e UERJ, Emir Sader, com mediação de Carlos Eduardo Calil, secretário da Cultura do Município de São Paulo.

b) Dia 25 de Junho, às 20h

A Batalha de Argel
(La Bataille dAlger. França/Argélia, 1966. Direção: Gillo Pontecorvo. Com: Brahim Haggiag, Jean Martin, Saadi Yacef, Samia Kerbash, Fusia El Kader.)

Complemento:

Five Directors

Debate: O documentário será seguido por uma exposição do arquiteto Andréa Piccini, com apresentação da historiadora Arlene Clemensha.

c) Dia 26 de Junho, às 20h

Uncovered : The War on Iraq (EUA, 2004. Direção: Robert Greenwald)

Debate: O filme será seguido por um debate com o jornalista libanês Paul Achcar e o jornalista e professor da PUC/SP, José Arbex Jr., com mediação do professor da UNIFESP, Hugo Monteiro e participação de professor da UNIFESP, Murched Taha.

2) MUNDO ÁRABE

a) Dia 01 de Julho, às 20h

O Destino
(Al Massir. Egito/França, 1997. Direção : Youssef Chahine. Com: Nour el Charif, Laila Elwi, Mahmud Hemida e Safeya el Emari)

Debate: O filme será seguido por um debate com Miguel Attie, professor de filosofia árabe da PUC/SP, pelo arquiteto Andrea Piccini e a professora de Árabe da USP Safa Jubran. A mediação será feita pelo professor de árabe da USP, Michel Sleiman.

b) Dia 02 de Julho, às 20h

Os Silêncios dos Palácios
(Les Silences du Palais. Tunísia, 1994. Direção: Moufida Tlatli. Com: Ghalia Lacroix e Kamel Fazaa)

Debate: O filme será seguido de um debate com Muna Zeyn, assistente Social e militante dos direitos da mulher, e Cristina Bruzzo, professora da faculdade de Educação da UNICAMP e membro do Laboratório de Estudos Audiovisuais, com mediação do químico Mansur Lutfi.


c) Dia 03 de Julho, às 20h

Tempo de Espera

(La Saison des Hommes. Tunísia/França, 2000. Direção e Roteiro : Moufida Tlatli. Elenco: Rabiaa Ben Abdallah, Sabeh Bouzouita, Ghalia Ben Ali, Ezzedine Guennoun, Hend Sabri)

Divulgado por Fearabsp"

O Amor suporta. O Amor tolera. O Amor não é ressentido.

O Amor requer paciência. O Amor dá Unidade. O Amor é bondoso.

O Amor é doce. O Amor é Deus. Sem Deus, não há Amor.

O Amor é o mais importante."

( Paramahansa Hariharananda )




Endereço: